terça-feira, 13 de novembro de 2012

Resumo do livro A sopa de pedra

   Uma moça saiu com o filho para ir vizitar a sua mnadrinha. Só que ela morava muito longe e não tinham dinheiro para ir de onibus, então tiveram que ir a pé.
    Depois de terem andado muito, ficaram com fome, e resolveram procurar uma casa para pedirem comida. Quando acharam uma cabana viram um cachorro e um gato amaçando milho para fazer uma polenta, eles ficaram muito assustados e se esconderam atras de uma arvore.
   Quando de repente apareceu um velho, gordo e barbudo gritando com os dois, falando que eles tinham feito a polenta sem a permição dele e com as coisas dele e que então a polenta quem iria comer era ele. Os doi morrendo de medo sairam correndo e encontraram a moça e o menino atras de uma arvore, achando que os dois eram assombrações sairam correndo.
    A moça teve uma ideia para fazer uma comida para eles comerem, pegou uma pedra lavou-a e colocou dentro da sua mochila e foi pedir para que ele o deixasse usar o fogo que estava asseso para cozinhar uma sopa de pedra que uma tia dela tinha aprendido com uma fada e que na receita ia uma pedra magica que essa fada tinha lhe dado.
   O homem desconfio mas gostaria de saber como é que iria ficar, então ele deixou e ficou olhando.
A moça pediu uma panela e aguá, depois falou que iria ficar menlor com alguns outros ingredientes, com isso o homem foi pegando e lhe dando.
   Quando a sopa ficou pronta ele gostaria de comer tudo mas ela falou que como era a primeira vez que tinha feito a sopa naquele local era para dividir a sopa com mais dus pessoas. Ele tendou mudar as regras mais nção deu muito serto, então ela convidou o cachorro e o gato para comer, ele ficou muito bravo mas ela disse que era as nescessario então ele acabou concordando.
   Quando ela estava indo embora ele perguntou se eles não gostariam de ficar para fazerem a sopa todos od dias, ela falou que não daria pois iriam percorrer o mundo, então ele perguntou se daria para ficar com a pedra, ela falou que não pois ela iria precisar e que a pedra valia ouro, então ele falou que pagava e ela entregou a pedra e falou que para dar serto ele precisava comer com mais dois convidados que serião o gato e o cachorro, então ele pagou a pedra e a moça e o garoto continuaram a sua viagem. 

FIM

 
 
 
 
 

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Resumo do livro Velinho entalado na chaminé

 Era uma vez um menino chamado Jorginho. Ele morava com seus pais e seu avô, nenguem concordava com o ponto de vista dele, só seu vô.
  Numa bela noite Jorginho estava pençando no natal e nos presentes que ele iria ganhar do papai noel que entraria pela chaminé. Só que de repente apareceu um problema enorme, sua casa não tinha uma chminé. Então foi avisar seu pai, só que ele estava assistindo a novela, como seu pai não ouviu nada oque ele falou, ele foi avisar sua mãe que tambem estava assistindo a novela, e por isso ela tambem não estava ouvindo nada, foi se queichar ao seu vô que estava dormindo no sofá.
   Seu vô falou que tinha razão, e deu a ideia de eles fazerem uma chaminé de papelão. Só que o menino não sabia o tamanho da barriga do papai noel, mas o seu avô falou que deveria ser mais ou menos do tamanho da sua barriga. Então o vovô ficou embrulhado num pedaço de papelão, em quando seu neto terminava a chaminé.
   Na noite de natal depois de muita festa Jorginho colocou a chaminé passando pela janela da sala e foi dormir. Quando estava quase pegando no sono ele lembrou da sacola do papai noel que por causa de tantos presentes devia estar mair do que sua barriga, e com isso ele iria ficar entalado.
   Quando ele desceu viu o papai noel etalado na sua chaminé, ele ajudou-o a sair da chaminé, e ele reparou no sorriso do papai noel e viu o mesmo sorriso que seu vô dava, então ele pegou o presente de seu vô e deu para ele. Papai noel ficou surpreso e gardou seu presente que era um cachimbo no bolso mesmo não fumando era bom para fazer bolhas de sabão.
  E quando seu vô apareceu na porta, ele falou para o seu vô que tinha visto o papai noel. 

FIM